6 DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A TREINAR JIU JITSU

O Jiu-Jitsu é um esporte que tem crescido a cada ano no Brasil. Cada vez mais temos novos alunos entrando em academias e começando a treinar a arte suave. Por isso, nós preparamos algumas dicas importantes para quem quer começar a treinar jiu-jitsu.

 

1 – Respeito

A primeira dica é o respeito. O jiu-jitsu, mais do que um esporte, é uma arte marcial que prega o respeito ao mestre, aos colegas de treino e à hierarquia. Nunca desrespeite alguém durante um treino de Jiu-Jitsu. Você pode vencer um adversário maior, ou mais graduado que você, mas mantenha sempre o respeito por ele.

2 – Preparo Físico

Falando especificamente dos treinos, é bom que o seu preparo físico esteja em dia. Um treino de jiu-jitsu costuma ser longo e intenso. O aquecimento é bem forte, e foca bastante na parte aeróbica, com corridas ao redor do tatame e polichinelos, por exemplo. Depois de todo o aquecimento é que vem o rola, que é quando os dois alunos se enfrentam no tatame, aplicando os golpes ensinados pelo professor.


3 – Alimentação

Alimente-se bem antes e depois dos treinos, e priorize uma alimentação saudável. Um aluno de jiu-jitsu queima, em média, 1000 calorias por treino. Portanto, a alimentação pré-treino é importantíssima, para que você tenha força e disposição para suportar o ritmo intenso. O ideal é comer algo com uma hora de antecedência. Já a alimentação pós-treino é fundamental para a recuperação muscular, já que o desgaste é grande.

 

4 – Kimono

Escolher um bom kimono é fundamental. Algumas marcas se destacam, como Koral, Atama, Keiko, KVRA, Vulkan, Venum, Cascagrossa e Red Nose. Além de decidir sobre qual kimono vai usar, você precisa manter ele sempre limpo. Lave-o depois de cada treino. Se você treina todos os dias, compre pelo menos dois kimonos, para revezar. Uma dica boa para diminuir o mau cheiro nos kimonos é usar uma rash guard, que é uma camiseta de lycra que cola no corpo e evita que o suor passe diretamente para o kimono.

Meu Kimono

 

5 – Paciência

Você está começando uma atividade totalmente nova. As pessoas que vão treinar com você estarão em estágios mais avançados, mas a sua evolução será gradual, e você vai chegar no nível deles também. Aproveite para aprender com os mais experientes. O jiu-jitsu é uma arte marcial que te proporciona vencer adversários maiores e mais experientes, desde que você conheça bem a técnica. Por isso, observe bastante e preste atenção nos detalhes. Isso fará toda a diferença.

 

6 – Dedicação

Se você quer desenvolver seu jiu-jitsu mais rapidamente, treine todos os dias. A repetição dos golpes que você aprende nos treinos vai fazer com que esse movimento se torne algo automático para você. Quanto mais você repetir ele no rola, mais adaptado a ele você estará, e assim, quando você estiver em uma situação em que seja possível aplicar esse golpe para finalizar um oponente, você fará isso com mais facilidade. Lembre-se sempre: no Jiu-Jitsu, a técnica é determinante para decidir quem vai sair vencedor.

Fale conosco em nosso canais de atendimento, será um prazer ouvir você.

Bons Treinos!

Oss!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X